// História da Estrela Escondida por trás da Montanha (1980)


Estreia | 13 de Maio em Oeiras

Texto, coordenação e encenação | José Carretas

Com |  Brigitte Platière, Horácio Manuel/Silvina Pereira e José Carretas

A história retracta a caminhada de João, um rapaz que um dia parte da sua aldeia à procura do pai, conseguindo com astúcia vencer os génios do gigante, bem mais poderosos que ele.
João procura o pai do outro lado da montanha onde brilha uma estrela muito bela. Ao longo da sua peregrinação o rapaz vai descobrindo o mundo e os homens, os perigos e as bondades que uns e outros ocultam ou revelam.
Esta peça ilustra a « ronha » como uma qualidade necessária para vencer os obstáculos da vida, desafio da inteligência criadora face à força discricionária e aos detentores de um poder, também ele tirânico e muitas vezes estúpido.

(sinopse do espectáculo)


João: A minha história não acabou aqui. Continuo o caminho à procura do meu pai, na direcção da estrela. E sabem? Quanto mais me afasto do vale, mais parece que estou perto da minha gente e ela perto de mim. A estrela continua lá longe, pequenina, a brilhar-nos no meio da noite. Mas agora, no vale, já todos sabem que ela existe... e se calhar, até desejam vê-la. Os gigantes e os seus criados enganam as pessoas. Dizem que essa estrela, a nossa estrela se chama Utopia. Sei que não. Para mim, tem um nome muito mais bonito: "A Altura dos Mais Lindos Desejos".