// Carta do Mês | Dezembro no Bando

Data: 26.Nov.2018
Informação mensal sobre as nossas actividades

CARTA DO MÊS
Dezembro no Teatro O Bando

Caros amigos,

O frio e a chuva já chegaram a Vale dos Barris e, por isso, em Dezembro acendemos as salamandras da Quinta e enchemos a casa de gente para que o calor humano nos ajude a suportar as intempéries.
Em Dezembro juntam-se em Vale dos Barris: os formandos da Confraria do Teatro; os convivas do nosso almoço comunitário; os músicos Luís Lapa e Vânia Domingues que estreiam na Quinta, o projecto musical NU; e o criador Nuno Nunes e a sua equipa que estarão connosco para uma residência artística da criação ARRANCA-CORAÇÕES a partir de Boris Vian, com estreia marcada para o São Luiz Teatro Municipal em Fevereiro de 2019.
Dezembro é também o mês em que regressamos à Casa das Histórias Paula Rego para dirigir Oficinas abertas à comunidade escolar no âmbito do espectáculo PAULA DE PAPEL

: : :

1 Dezembro

13h30
PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS | almoço comunitário
Os almoços comunitários PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS são um espaço convivial, ritualista, que marca a actividade regular da Quinta há mais de 15 anos. Em Dezembro, Clara Bento e Lucia Rus assumem a liderança da cozinha e prometem um delicioso "Lombo de Porco no Forno com Castanhas”. Reservem o vosso lugar à mesa até quinta-feira (969375064).

15h00
SOBREMESA MUSICAL | estreia do projecto - NU de Luis Lapa (guitarra, música e textos) e Vânia Domingues (voz)
Nos NU as canções estão despidas. Utilizam um discurso voluntarioso e assumidamente emotivo. São canções que se pretendem limpas de ambiguidades, ruídos, ou atritos que não sirvam a autenticidade desse acto espontâneo. Estão vazias de tudo o que é dispensável. Já de emoção, não. De emoção estão cheias e com a intenção de tocar quem as ouvir. Uma voz e uma guitarra e toda a ambição do mundo numa partilha de intimidade.
Um concerto dos NU é um exercício de desaceleração da vida, transportando-nos para um recanto só nosso e tantas vezes esquecido.

: : :

3 a 9 de Dezembro

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
ARRANCA-CORAÇÕES de Boris Vian com direcção de Nuno Nunes
Nuno Nunes adapta o romance de Boris Vian ao teatro, procurando reflectir aquilo que, nos nossos dias, identificamos como absurdo, brutal e excessivo e a que respondemos, na maioria das vezes, com indolência. Um espectáculo com música ao vivo, sobre a lucidez e contra a indiferença.

: : :

2019 | Programação na QUINTA

5 e 6 de Janeiro
PAULA DE PAPEL (m/6) | Teatro O Bando em parceria com a Casa das Histórias Paula Rego
Espectáculo para crianças a partir do imaginário de Paula Rego estreado em Abril de 2018 com direcção de Juliana Pinho e com criação e interpretação de Juliana Pinho, Margarida Mata e Rita Brito.
PAULA DE PAPEL convoca a pintura para construir um objeto teatral onde o corpo e o movimento se sobrepõem à necessidade de uso da palavra para chegar à compreensão da narrativa. Em cena, todas as personagens são PAULA e tudo começa com o papel em branco que é elemento central da construção plástica do espectáculo, papel que é o instrumento principal para a sonoplastia, papel que está sempre presente no quotidiano das crianças convocando-as assim para interagir com o espaço cénico e a narrativa.

2 e 3 de Fevereiro
LA TORTILLA DE MI MADRE (m/6) | Peripécia Teatro (Vila Real)
Estreada em 2018 com direcção de José Carlos Garcia e criação e interpretação de Sérgio Agostinho e Noelia Dominguez, esta é uma tragicomédia sobre a solidão, a Criação e o tempo que passa.
Uma criação sobre as avós, as mães e outros familiares que vão vivendo sós.
Esta Avó leu todos os clássicos. Mas não só. Leu também os românticos, os modernos e os contemporâneos. Delira com Pessoa, Faulkner e Lorca. As obras destes grandes vivem com ela. Livros, livros, livros. Mas não só. Esta Avó curte todos os clássicos da música. E el Flamenco. E a Bossa Nova. E todos os de la Movida Madrileña. Os discos também não faltam na casa da Avó. Nem um gira-discos. Nem uma salamandra a arder por dentro...

Esperamos encontrar-vos em breve!
Saudações Teatrais do Mundo Rural!

< voltar