
// CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENACONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA Curso Intensivo
Formação Profissional Com emissão de Certificados pelo Teatro O Bando direcção João Brites Inscrições abertas |
"Procura-se que o Ator conduza o discurso cénico como o bom condutor de um automóvel que conversa com quem segue ao seu lado, e até é capaz de se emocionar sem perder, por isso, a destreza em realizar com segurança as manobras mais complicadas." João Brites |
O Curso CONSCIÊNCIA DO ATOR EM CENA - formação teatral desenvolvida no Teatro O Bando - é a materialização da vontade de partilhar experiências, confrontar conhecimentos e possibilitar reflexões práticas e teóricas sobre um léxico teatral. É também uma resposta a um crescente interesse por parte de escolas artísticas, de alunos de artes performativas e de actores profissionais, que encontram na metodologia e prática criativa do Teatro O Bando ferramentas potenciadoras da construção dos seus próprios trajectos formativos e artísticos. Esta linguagem sobre o trabalho do Actor foi sendo maturada por João Brites, enquanto fundador e director artístico do Bando desde 1974 e também no decurso da sua carreira como professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, durante 25 anos. Este trajecto simbiótico entre o ensino e a criação possibilitou aliar conceitos, técnicas, metodologias e sensibilidade artística. CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA é, assim, a concretização pedagógica e artística do percurso de 47 anos da companhia. O curso sustenta-se numa fundamentação teórica que possibilita a construção de um discurso teatral singular que relaciona a teatralidade individual do Actor com o domínio técnico dos três Planos de Expressão (Interioridade, Oralidade, Corporalidade), em função do que pode ser percepcionado por quem observa – o espectador. Desta forma, o Actor torna-se mais consciente das suas possibilidades técnicas, do seu virtuosismo artístico e das suas características recorrentes. |
1. PROGRAMA COSNCIÊNCIA DO ATOR EM CENA - 7 FORMAÇÕES MODULARES 2. OS MÓDULOS 3. EQUIPA DE FORMAÇÃO 4. MODALIDADES DE FREQUÊNCIA DO CURSO 5. ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO 6. PROPINAS 7. BOLSAS 8. CANDIDATURAS 9. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 10. DOCUMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO 11. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 12. PERGUNTAS FREQUENTES 13. CONTACTOS / LOCALIZAÇÃO 14. EDIÇÕES ANTERIORES |
1. PROGRAMA CONSCIÊNCA DO ATOR EM CENA - 7 FORMAÇÕES MODULARES O curso CAC - Consciência do Ator em Cena - tem
uma carga horária de 175h, e organiza-se em 7 formações modular com 25h
cada uma. Os conteúdos programáticos do curso são organizados por
etapas e com um desenvolvimento sequencial: 1. Teatralidade 2. Dilatação do Tempo Presença 3. Planos de Expressão 4. Graduações 5. Personagem Intermédio 6. Construção de Personagem 7. Automatismo No curso completo estão previstos 6 dias livres em que o Actor poderá descansar ou continuar, autonomamente, a pesquisa dos parâmetros teatrais abordados, nas nossas instalações. Considerando a localização geográfica da nossa Quinta, em Vale dos Barris, também será possível nestes dias livres conhecer os recantos e praias da Serra da Arrábida ou até mesmo de Lisboa. |
2. OS MÓDULOS 1ª FORMAÇÃO MODULAR DO CAC > Recorrer à memória sensorial como estímulo para a criação teatral. > Desenvolver, no regular e contínuo trabalho do Actor, comportamentos cénicos de controlo e domínio da direccionalidade e qualidade do Olhar, Coralidade e Protagonismo, Foco do Espectador, Foco do Actor Interno e Externo e Comentário do Actor. DILATAÇÃO DO TEMPO PRESENÇA 2ª FORMAÇÃO MODULAR DO CAC > Experimentar e desenvolver a capacidade de seleccionar as sensações concretas que permitam aumentar o número de soluções cénicas no plano da Corporalidade, Oralidade e Interioridade. > Responder em tempo real e com qualidade teatral aos estímulos que surgirem durante as improvisações, revelando domínio espacial. > Identificar características da voz média. PLANOS DE EXPRESSÃO 3ª FORMAÇÃO MODULAR DO CAC > Relacionar e gerir os Planos de Expressão do Actor – Interioridade, Corporalidade e Oralidade. > Experimentar e desenvolver a capacidade de separar a simultaneidade intuitiva entre os Planos de Expressão. > Desenvolver a capacidade de diversificar as soluções cénicas a partir de diferentes relações entre os Planos de Expressão: Consonância, Dissonância, Complementaridade e Antagonismo. > Experimentar e desenvolver a capacidade de potenciar as soluções cénicas a partir do uso de um plano protagonista. GRADUAÇÕES 4ª FORMAÇÃO MODULAR DO CAC> Graduar a explicitação de uma ou mais particularidades definidoras associadas a cada um dos Planos de Expressão. > A partir de um personagem "grotesco”, experimentar e desenvolver a capacidade de reconhecer e diminuir a explicitação das suas particularidades definidoras. > A partir de um personagem "realista”, experimentar e desenvolver a capacidade de reconhecer e aumentar a explicitação das suas particularidades definidoras. > Experimentar e desenvolver a capacidade de credibilizar as personagens nos seus diferentes graus de explicitação. PERSONAGEM INTERMÉDIO 5ª FORMAÇÃO MODULAR DO CAC > Desenvolver a capacidade de construir um personagem ambíguo que potencie a construção de personagens muito contrastantes. (Binómios ativo-passivo, Binómio carnal-nojo, Binómio platónico-vergonha)> Desenvolver a capacidade de representar o Personagem Intermédio de cada um dos Actores do grupo. > Explorar a imitação mimética associada a operações de abstração partindo de características observadas. CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM 6ª FORMAÇÃO MODULAR DO CAC> Explorar a capacidade de construir figuras a partir de indutores associados ao Plano da Corporalidade e da Oralidade; > A partir das figuras construídas anteriormente, consubstanciar um princípio de personagem conjugando de forma credível os diversos Planos de Expressão; > Construir personagens a partir de parâmetros teatrais que distinguem os diversos estilos de representação - Realismo, Naturalismo, Melodrama, Surrealismo, Simbolismo, Expressionismo, Futurismo, entre outros. AUTOMATISMOS 7ª FORMAÇÃO MODULAR DO CAC> Problematizar a especificidade de cada processo criativo e identificar opções formais relacionando-as com propósitos temáticos. > Estruturar um discurso cénico codificando tensões, procurando repetir e materializar a dramaturgia. > Apresentação do exercício final, aplicando os pressupostos abordados durante a formação. > Adaptar o comportamento cénico mediante implantação cénica e a presença de público real. |
3. EQUIPA DE FORMAÇÃO
Direção e Tutoria do Teatro O Bando | João Brites Gestora da Formação | Juliana Pinho Coordenação Pedagógica | Amália Marrafa Formadores Teatro O Bando | João Brites, João Neca e Juliana Pinho Especialistas Teatro O Bando | Suzana Branco e Rita Brito Formadora Convidada | Sara Belo (atriz, professora de canto) Especialistas Convidados | Jorge Salgueiro (compositor musical), Rui Francisco (cenógrafo, arquitecto) Comunicação | Maria Taborda Acolhimento | Lúcia Rus Secretaria | Paula Flamino Direção Montagem | Fátima Santos Instalações | Vítor Santos 4. MODALIDADES DE FREQUÊNCIA DO CURSO Para a edição de 2022 do curso CONSCIÊNCIA DO ATOR EM CENA tem 2 modalidades de frequência: Modalidade 1 - CURSO COMPLETO 7 Formações Modulares Frequência de todas as formações modulares, mesmo que o Ator já tenha frequentado alguma anteriormente. Modalidade 2 - TEATRALIDADE e DILATAÇÃO DO TEMPO PRESENÇA 2 Formações Modulares Frequência das duas primeiras formações modulares - Teatralidade e Presença Se no decorrer da segunda modalidade o Ator pretender continuar o curso poderá fazê-lo, mas terá de se inscrever em todas as formações modulares seguintes. Se no decorrer da modalidade 2, o Actor pretender continuar o curso, poderá fazê-lo, mas terá de inscrever-se em todas as formações modulares. 5. ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO Regime de residência artística Os participantes são alojados em regime de acantonamento (tendas individuais montadas no interior do edifício). Existem 4 balneários individuais (2 masculinos e 2 femininos) e 4 casas de banho femininas e masculinas. O Teatro O Bando assegura todas as refeições relativas aos dias de formação pequeno-almoço, coffee break, almoço, lanche e jantar). AS REFEIÇÕES INCLUIRÃO OPÇÕES E/OU RESTRIÇÕES ALIMENTARES Nos dias de folga os formandos poderão permanece na nossa Quinta, sem acréscimo de propina, porém os custos de refeição dos dias livres não estão incluídos na propina do curso. O Teatro O Bando garantirá as condições necessárias ao conforto dos residentes. Para além da nossa sala de espectáculos convencional temos ainda vários palcos ao ar livre espalhados na encosta da nossa serra, e outras salas de trabalho que o Actor poderá usar paralelamente à formação. 6. PROPINA O valor da propina inclui a inscrição, seguro de acidentes de trabalho, despesas de alimentação (exceto alimentação nos dias livres) e alojamento no decorrer de todo o curso. Modalidade 1 - CURSO COMPLETO 7 Formações Modulares | Propina: 2100€ INSCRIÇÕES ATÉ AO FINAL DO MÊS DE JANEIRO beneficiam de um desconto de 15% no valor da propina, sendo o valor final de 1785€ INSCRIÇÕES ATÉ AO FINAL DO MÊS DE ABRIL beneficiam de um desconto de 10% no valor da propina, sendo o valor final de 1890€ Modalidade 2 - TEATRALIDADE e DILATAÇÃO DO TEMPO PRESENÇA 2 Formações Modulares | 600€ 7. BOLSAS (aplicáveis apenas à Modalidade 1 - CURSO COMPLETO) Esta iniciativa tem o apoio da Fundação GDA, que irá financiar 4 artistas cooperadores GDA e 4 artistas nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal. As bolsas de apoio serão aplicadas na Modalidade 1, ou seja, na frequência do curso total. Aos 4 cooperadores GDA aplica-se um desconto de 38% sobre o valor de cada inscrição de 2100€, o que corresponde a um valor de propina final de 1300€. Aos 4 não cooperadores aplica-se um desconto de 32% sobre o valor de cada inscrição de 2100€, o que corresponde a um valor de propina final de 1425€. O valor da propina inclui despesas de alojamento e da alimentação diária dos dias de formação. 8. CANDIDATURAS Para se candidatar à formação pretendida será necessário o envio de uma carta de motivação e currículo que evidencie as suas experiências de vida, profissionais e artísticas mais marcantes. O candidato ou candidata deve indicar no email a modalidade que pretende frequentar. Envio o currículo e carta de motivação para formacao@obando.pt e jpinho@obando.pt 9. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO O processo de seleção e análise dos candidatos incidirá sobre os seguintes parâmetros de avaliação: > Entrevista em moldes a acordar com o(a) formando(a) e que poderá ser presencial ou zoom > Formação teatral anterior > Experiência e participações em projectos teatrais > Carta de motivação 10. DOCUMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO > Envio de comprovativo de pagamento de 20% do valor da propina, de acordo com as condições de pagamento. 11. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO > 20% com a formalização do contrato de formação > 80% até ao início da Formação O Teatro O Bando está disponível a considerar outras condições de pagamento, consoante as propostas enviadas pelo formando. Após aprovação do plano de pagamentos, o mesmo será anexado ao contrato do formando, fazendo dele parte integrante. *No caso de desistência, o valor da inscrição não é reembolsável. Os dados para proceder à transferência são: Cooperativa Produção Artística Teatro de Animação O Bando, CRL IBAN: PT50 0007 0023 0070 5910 0074 4 BIC/SWIFT: BESCPTPL |
12. PERGUNTAS FREQUENTES Quantos formandos tem cada turma? O número máximo de inscritos é de 14 formandos, de forma a assegurar o acompanhamento adequado do processo pedagógico e artístico de cada Actor. Tenho restrições alimentares. Asseguram uma refeição diferente para mim? Sim. Caso tenha alguma dieta alimentar ou alergia é necessário informar-nos de forma a prepararmos uma ementa alternativa. Existe alguma apresentação no final do curso? Sim. O final do curso culmina na apresentação do Exercício Final, com entrada aberto ao público. Posso ficar no Teatro O Bando nos dias livres da formação? Sim. Nos dias livres, o Actor poderá permanecer na nossa Quinta e usufruir do nosso espaço sem qualquer custo adicional. O Teatro O Bando não assegura as refeições para os dias livres, mas dispõe de uma cozinha que poderá ser utilizada pelo Actor nestes dias. Já frequentei anteriormente o Módulo Teatralidade, terei de repetir novamente esta Formação Modular? Sim, no formato de curso intensivo é obrigatória a frequência de todas as formações modulares, mesmo que o Actor já tenha frequentado alguma anteriormente. As vossas instalações têm acesso à internet através de wireless? Sim. Em quantas prestações posso pagar a propina? O Bando prevê o pagamento em 3 prestações, contudo o Actor pode requerer um plano de pagamento em prestações personalizado. Este pedido deve ser solicitado aquando da inscrição de forma a ser analisado pelo Teatro O Bando. |
13. CONTACTOS | LOCALIZAÇÃO A nossa Quinta está localizada em Vale de Barris, Palmela, em plena Serra da Arrábida, entre Setúbal e Lisboa. Google mapsGPS Latitude 38.558964 Longitude -8.920126 Transportes > Autocarros TST nº 565 – Gare de Oriente Local de partida: Lisboa Oriente | consulte aqui os horários Preço de uma viagem 3,95€> Comboios Fertagus Local de partida: Lisboa – Areeiro, Sete Rios, Campolide | consulte aqui os horários Preço de uma viagem 4,55€ Contactos Juliana Pinho | jpinho@obando.pt | +351 915 347 943 Teatro O Bando - Formação | formacao@obando.pt | +351 968 577 460 Geral | geral@obando.pt | +351 212 336 850 |
14. AS EDIÇÕES ANTERIORES |